Voltar Atrás

As Cifras

 


Aqui fica a saber mais sobre Cifras Musicais!

 


Índice

 

Linha SeparadoraLinha Separadora

Um Exemplo Prático

 


Veja abaixo um exemplo de Cifra simplificada, junto com o texto do Corinho Evangélico!

 


 

A Alegria está no Coração de quem já Conhece a Jesus!

 


 

<- Voltar ao Índice

 


Outro Exemplo

 


Veja abaixo outro exemplo de Cifra simplificada, junto com o texto do Corinho Evangélico!

 


 

Buscai Primeiro o Reino de Deus e a Sua Justiça!

 


 

<- Voltar ao Índice

 


A Cifra

 


A Cifra é uma forma de escrita musical simplificada.

 

Até um músico que toque um instrumento musical, apenas de ouvido, pode ao ouvir o som de uma música, escrever uma Cifra para usar como cábula.

 

Na Cifra, só se escreve a harmonia e deixa-se o arranjo em aberto, justamente para ser improvisado, já a partitura, exige um arranjo fechado.

 

Uma mesma cifra pode ser executada de inúmeras maneiras, o que resulta em infinitas partituras diferentes.

 

A Cifra é um sistema de notação musical usado para indicar, por meio de símbolos gráficos ou letras, os acordes a serem executados por um instrumento musical (Como uma guitarra, ou uma viola por exemplo).

 

As Cifras são utilizadas principalmente na música popular, acima das letras ou partituras de uma composição musical, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal, ou ainda para acompanhar o canto.

 

Este tipo de notação ou cifragem indica ao executante o acorde que ele deve construir, mas deixa a sua sensibilidade musical ser responsável pela maneira exata na qual ele executará os acordes.

 

Isso ocorre pelo facto de cada acorde ser composto por duas ou mais notas tocadas ao mesmo tempo, sendo que essas notas podem-se localizar em diferentes regiões de um instrumento, o que possibilita muitas opções distintas de se formar um mesmo acorde.

 

A imagem abaixo mostra dois exemplos de cifras sobre uma partitura.

 

Sobre o primeiro compasso, um diagrama (símbolo gráfico) de acorde, indica os pontos no braço da viola em que as cordas devem ser pressionadas para formar o acorde (Neste caso um acorde de Fá maior).

 

No segundo compasso, é utilizada uma cifra em forma de texto e no caso da cifra, é indicado apenas o símbolo do acorde (Lá sustenido maior).

 

Indicação da Cifra em uma Partitura

 

Abaixo, um Acorde de Lá Maior com sétima em uma guitarra.

 

Acorde de Lá Maior com sétima em uma guitarra

 


 

<- Voltar ao Índice

 


Símbolos Gráficos

 


Quando indicadas através de símbolos gráficos, as cifras indicam as posições que os dedos devem formar sobre as cordas do instrumento ou teclado para compor o acorde desejado.

 

Neste caso, a notação é similar à tablatura e só se aplica a instrumentos de cordas e às partituras de teclados.

 

A forma textual, é a forma mais comum das cifras, no entanto, utiliza letras, números e símbolos musicais para indicar a nota fundamental do acorde e a sua estrutura, indicando se ele é maior, menor ou suspenso, o uso de intervalos adicionais como quartas, sextas, sétimas e nonas ou a inversão do acorde.

 

Um músico experiente é capaz de reconhecer as estruturas indicadas pelas cifras e reproduzir imediatamente o acorde indicado.

 

A nota fundamental é definida pelo sistema de notação alfabética em que o nome de cada nota musical corresponde a uma letra de A a G, com sustenidos ou bemóis, quando necessário:

 

Cada nota musical corresponde a uma letra de A a G

 

Além do nome do acorde, sempre grafado em letra maiúscula, são acrescentados números ou outros símbolos para indicar a estrutura do acorde.

 


 

<- Voltar ao Índice

 


Estruturas

 


As tabelas abaixo mostram as estruturas das Cifras mais usadas:

 

As estruturas das Cifras mais usadas

 

Uma vez que a Cifra indica apenas a estrutura do acorde, a altura não é indicada e a mesma Cifra pode ser transposta quantas oitavas acima ou abaixo forem necessárias.

 

Por exemplo, a tríade maior apresentada na tabela acima pode ser tocada com a fundamental Sol na terceira oitava (Sol3, Si3, Ré4), ou em qualquer outra oitava, como Sol4, Si4, Ré5 ou Sol2, Si2, Ré3.

 


 

<- Voltar ao Índice

 


Transposição

 


Não é necessário indicar a altura da fundamental na Cifra.

 

Em geral, o próprio músico escolhe a transposição mais adequada a cada trecho de uma composição.

 

Veja abaixo uma Tabela da divisão dos acordes!

 

Tabela da Divisão dos Acordes

 

Além das formas indicadas nas tabelas acima, é possível indicar acordes em que a sequência das notas é invertida e uma das notas mais agudas é usada como baixo.

 

Para indicar a inversão, utiliza-se a mesma notação acima, indicando qual das notas deve ser o baixo do acorde, separada por uma barra.

 

A primeira inversão é obtida movendo a nota fundamental oitava acima, passando a segunda nota a ser o baixo.

 

A segunda inversão é realizada, movendo o baixo da primeira inversão oitava acima.

 

Por exemplo, se o acorde de Sol maior - G (Sol, Si, Ré) for invertido uma vez, teremos G/B (Si, Ré, Sol oitava acima).

 

Na segunda inversão o acorde é G/D (Ré, Sol oitava acima, Si oitava acima).

 

A terceira inversão não é indicada pois é igual ao acorde original, apenas todas as notas são tocadas uma oitava acima.

 

A inversão de qualquer acorde pode ser indicada da mesma forma, bastando indicar o acorde original e a nota que será a mais baixa na inversão, por exemplo um acorde com sétima G7 (tétrade) em sua segunda inversão seria G7/D (Ré, Fá, Sol oitava acima, Si oitava acima).

 


 

<- Voltar ao Índice

 


Fonte: (Wikipedia/Cifra)

 


 

 

Versículo Bíblico Diário:

 

 


 

 


 

Localizar nesta Página

 

 


 

Voltar Atrás

Secção da Ajuda

 

 


 

Translate

 

Translate to EnglishTranslate to FrenchTranslate to GermanTranslate to SpanishTranslate to ItalianTranslate to DutchTranslate to RussianTranslate to JapaneseTranslate to KoreanTranslate to ArabicTranslate to Chinese SimplifiedTranslate to HindiTranslate to MalayTranslate to EstonianTranslate to FinnishTranslate to GreekTranslate to IndonesianTranslate to PersianTranslate to NorwegianTranslate to RomanianTranslate to SlovakTranslate to SwedishTranslate to ThaiTranslate to TurkishTranslate to ViatnameseTranslate to PhilippineTranslate to CroatianTranslate to HebrewTranslate to UkrainianTranslate to ArmenianTranslate to AzerbaijaniTranslate to BelarusianTranslate to BosnianTranslate to BulgarianTranslate to HungarianPortuguese, is the Original Language

 

If your country's flag is not available, please click on the english flag, for example, and then choose your own language on Google Translator, thanks!

 


 

Linha Separadora

Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor. (1 João 4:8)

Linha Separadora